DICAS E MATERIAIS
O estrago aparenta ser maior que o divulgado e o governo federal tem sido ridicularizado nos fóruns na deep web
O governo está vivendo um de seus piores momento da história do ponto de vista da tecnologia. Depois de invasões ao Ministério da Saúde, ao Ministério da Economia e à Polícia Federal, fontes do site O Bastidor descobriram que o buraco é ainda mais fundo: hackers teriam obtido acesso ao repositório de senhas do governo federal, onde ficam armazenadas credenciais de acesso de diversos sistemas, muitos estratégicos e sigilosos. Há uma sensação de pânico generalizada nos bastidores em Brasília.
A incompetência do governo federal em tudo que trata de tecnologia é notória e antiga, mas na gestão atual atingiu proporções dantescas. Com escolhas ideológicas se sobrepondo a decisões estratégicas, a qualidade técnica caiu notoriamente, abrindo brechas para todo tipo de ataque. Em muitos setores, técnicos de carreira fora substituídos ou tolhidos em suas funções para dar lugar a figuras políticas ou militares com pouco o nenhum conhecimento estratégico de tecnologia.
Como ataques e invasões são crimes de oportunidade, e hoje essas ocasiões são frequentes e corriqueiras, a situação se torna cada dia mais grave e a extensão dos danos maior, já que o governo passa a ser visto como presa fácil, inclusive para grupos estrangeiros que podem obter informações valiosas dos sistemas invadidos.
Separamos outras dicas que podem te interessar